180 mil se reuniram neste domingo em Copacabana em defesa da liberdade religiosa

 

A IV Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), levou milhares de pessoas à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo, 18 de setembro. A mobilização contra as diversas manifestações de intolerância religiosa reuniu seguidores de diferentes credos: umbandistas, católicos, evangélicos, muçulmanos, judeus, espíritas, ciganos, Hare Krishna, candomblecistas e kardecistas.

Antes da caminhada, líderes das diversas religiões se reuniram no Colégio Israelita Eliezer Steinbarg Max Nordau, gentilmente cedido para uma coletiva com a imprensa. Todos foram unânimes na defesa do diálogo inter-religioso como a principal arma para combater a intolerância. Veja entrevista com a presidente da Fierj, Sarita Schaffel,  no RJTV, da Rede Globo; e matérias no portal Terra, no Jornal do Brasil e no portal G1.

Para Ivanir dos Santos, um dos responsáveis pela CCIR, a diversidade é um dos bens mais preciosos que possuímos: “Temos que trabalhar arduamente no sentido de conscientizar as pessoas que, independente da crenças, a união é o mais importante”.

A presidente da Federação Israelita (Fierj), Sarita Schaffel, enfatizou que a comunidade judaica trabalha junto ao CCIR e participa da caminhada desde a sua primeira edição, estando presente em todas as manifestações que lutam contra qualquer forma de intolerância e desigualdade. “Valorizamos a coexistência entre todas as religiões na esperança de construirmos uma mundo melhor e mais justo”.

O diretor para Assuntos Islâmicos da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Sheikh Khaled Taky El Din, falou da importância de declarar a liberdade de cada religião e os direitos de cada um e que somente através do diálogo é possível combater o preconceito.

O evento contou também com a presença da chefe da Policia Civil do Rio de Janeiro, Marta Rocha, e do deputado federal Carlos Minc, entre outras autoridades.

Leia Mais AQUI.
FONTE: CONIB

 

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.