CANDOMBLÉ: CEAP REALIZA CURSO CAPACITAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Uma das questões presentes na pauta de discussões das comunidades religiosas de matriz africana é o sentimento de discriminação dessas religiões, em relação as formas de acesso aos recursos destinados pelo governo aos programas de atendimento direto ao público. O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP sempre se posicionou de forma crítica em relação a esse tratamento, pelas inúmeras constatações de manipulação e arranjos políticos na distribuição desses recursos.

Os praticantes de candomblé, que constituem importante comunidade tradicional, têm atuado para manter sua identidade por meio da preservação de suas culturas, costumes e crenças. O candomblé é uma religião que “nasce” em meio a várias “nações” e povos vindos da África e caracteriza-se como um marco de resistência dos africanos e seus descendentes no Brasil.

Historicamente, as comunidades de terreiros são espaços agregadores, de resistência e mantenedores de sua cultura, o que reforça a importância de receber incentivos para manter e proteger suas práticas culturais, tradições e memórias.
Durante mais de três séculos diversas “nações” de partes diferentes da África Ocidental, Equatorial e Oriental deixam suas impressões no Brasil. No final do século XVIII e início do XIX, os nagôs foram os últimos a se estabelecerem no Brasil.
O termo nagô no Brasil, passou a ser utilizado por todos os grupos constituídos pela mesma língua, com variantes dialetais, como yorubá, na Nigéria, ou lucumi, em Cuba. Todos esses grupos se consideram descendentes de um único ser mitológico, Odùduwà, emigrante de Ilê Ifè. No Daomé,os Yorubás, de onde provém a maioria dos nagôs brasileiros, são conhecidos também como Nagô, Nagónu ou Ànágónu.
No ano de 2013 foi lançado, pelo governo federal, o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas, que tem dentre seus objetivos “a salvaguarda da tradição africana preservada no Brasil”. Este Plano se constituí por uma série de propostas de políticas públicas, dentre as quais se destacam a garantia de direitos, a proteção do patrimônio cultural e o enfrentamento à extrema pobreza, com a implementação de ações estruturantes.
Para a execução do Plano a Secretaria de Políticas de Promoção da |Igualdade Racial – SEPPIR, da Presidência da República, lançou edital público e o CEAP foi um dos vencedores, habilitado com o projeto ‘Candomblé: História, Memória e Sustentabilidade”.
A proposta de formação do CEAP tem como principal referência os princípios do construtivismo, favorecendo a participação e a interação de troca de saberes entre participante e docentes, provocando o estimulo a criação e ao fazer, com sentido crítico em relação as trocas efetuadas e a realidade na qual estão inseridos.
A capacitação de quadros para a elaboração de projetos sociais visa a formação de 50 integrantes de casas de candomblé, o que lhes possibilitará, conforme proposta das ementas do curso, o fortalecimento do intercambio entre as comunidades tradicionais e potencializar a sustentabilidade desses espaços por meio de projetos independentes ou financiados. Outro aspecto importante do é a formação dos participantes quanto a formalização institucional das casas de santo, o acesso a legislação pertinente a as políticas sociais destinadas ao setor, além da realização de um seminário sobre história, memória e cultura keto/nagô no Brasil.

CANDOMBLÉ: CEAP REALIZA CURSO CAPACITAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

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