CCIR realiza Quarta Plenária de Mobilização em auditório da UERJ

 

Babalawo Ivanir dos Santos fala sobre organização da Quarta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa na UERJ

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) reuniu dezenas de pessoas nesta quarta-feira, 17 de julho, no auditório 11 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na Quarta Plenária de Mobilização e Organização para a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Os enfoques do encontro foram o esforço de cada segmento religioso pela mobilização para o evento de 18 de setembro e a apresentação dos detalhes de organização estrutural.

Representantes de diversas religiões mostraram suas ideias e projetos de divulgação. Pré-caminhadas, girões e ciclos preparatórios já estão sendo realizados para chamar a atenção de pessoas de vários lugares do País.

Em Icaraí, Niterói, uma pré-caminhada, no dia 28 de agosto, vai unir pessoas daquele município. O Ilé Àsé D´Ogunjá, por exemplo, fará um girão em 10 de setembro, no Méier, Zona Norte do Rio. O Movimento Umbanda do Amanhã (MUDA) se prepara para um grande girão na Casa de Cláudia, em São João de Meriti, Baixada Fluminense, neste domingo, dia 21. Ciclos preparatórios em Paracambi, Jacarepaguá, Caxias e outros locais também acontecem até o início de setembro.

A divulgação pela internet – nas redes sociais e vídeos chamativos para a marcha no You Tube e no site da comissão – estão chamando a atenção de religiosos para o acontecimento. Os wiccanos mobilizaram grupos de São Paulo e avisaram que pelo menos 50% do pessoal irá caracterizado, com roupa ritualística. Os ciganos, budistas e a comunidade Bahá’í, que prevê a participação de 500 membros, também estão mobilizando.

Caravanas estão programadas para saídas de todo o Brasil. Na Região do Médio Paraíba, cinco ônibus de Volta Redonda, dois de Barra do Piraí, um de Vassouras, entre outros, já estão fechados.

Detalhes da organização foram revelados através do perfil e planta da caminhada. Toda a estrutura foi demonstrada, como onde estarão as ambulâncias e os postos médicos, como ficarão dispostos os carros de som, e como os grupos e atrações estarão organizados, carros de apoio e banheiros químicos.

Segurança
Uma das novidades é que a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marta Rocha, disponibilizou policiais da Core para a segurança. O grupo “Só Nós da Estiva” também vai colaborar para a organização e segurança do evento. Quanto ao horário, está definido que as atrações começam a partir das 9h. A caminhada está prevista para sair às 13h.

Ivanir dos Santos aproveitou a ocasião para avisar que Gilberto Gil liberou a música “Andar com fé” para a campanha de divulgação. Além disso, Arlindo Cruz foi o escolhido como atração cultural principal do percurso. Já a campanha da Rede Globo, está em fase de finalização e entrará no ar dez dias antes do evento.

O encontro da CCIR com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, em julho, rendeu bons frutos. Além da missa de apoio, que será conduzida por ele, a Igreja Católica aderiu à causa e disponibilizou hospedagem para receber religiosos. Vários grupos estão se mobilizando para abrigar pessoas vindas de outras cidades e estados. Entre eles, a Diocese de Caxias, que também vai oferecer café da manhã para aproximadamente 50 pessoas.

Ao final da sessão, foi distribuído material de divulgação da Quarta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa.

Os cadastramentos de voluntários, imprensa, delegações e grupos culturais já estão disponíveis no site. Inscrições serão aceitas até o dia 31 de agosto.

A próxima plenária está marcada para o dia 01 de setembro.

 


 

Comissão de Combate à Intolerância Religiosa
Comunicação CCIR/RJ

 

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.