CEAP e SEA farão ato em homenagem a Mandela no Largo da Carioca

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), através do seu projeto Elos da Diversidade – da Superintendência de Educação Ambiental (Seam) -, promovem ato em homenagem a Nelson Mandela. O encontro ocorrerá às 10h, no Largo da Carioca, no próximo dia 12 de dezembro, com participações de Jongo da Serrinha, religiosos, professores, representantes de entidades civis e públicas.

Para o conselheiro estratégico do CEAP, babalawo Ivanir dos Santos, a atividade ratifica a importância da luta de Mandela e o exemplo que foi para todo o mundo. “Nelson Mandela semeou o amor. E foi exatamente isso que colheu de todo o mundo. Ele marcou a história, e sua luta contra o racismo nos inspirou. Para um país como o Brasil, uma homenagem como esta diz para a sociedade o quanto queremos exterminar os preconceitos”, disse dos Santos, que, como interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), mobiliza sacerdotes de diversas religiões para o ato. “Este é um momento de todos. Não importa se as pessoas têm religião, se não acreditam em algo. O que importa é marcar que Mandela nos deixou um grande legado e, por isso, devemos homenageá-lo juntos, sejamos do Candomblé, da Umbanda, católicos, judeus, muçulmanos”.

O entusiasmo de Nelson Mandela foi marcante para o secretário Estadual de Ambiente, Carlos Minc. “Conheci Mandela, quando fui ministro do Meio Ambiente do Governo Lula. Ele falava olhando nos olhos de cada um. Passava tamanha bondade, alegria e força moral, que entusiasmava quem o ouvia! Mandela respeitava a todos! Vinte e sete anos de prisão não quebraram o seu ideal e a utopia. Seu sofrimento não impediu sua busca para acabar com o Apartheid, pela unidade dos povos e pela construir uma nação livre!”, afirmou.

O falecimento do ex-presidente da África do Sul ocorreu em 05 de dezembro e repercutiu em todo o mundo. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz por liderar o fim do Apartheid.

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.