Comissão de Combate à Intolerância Religiosa pede o tombamento da casa em que a Umbanda foi criada

 

Nesta quita-feira, 06 de outubro, membros da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa estiveram presentes na prefeitura de São Gonçalo para pedir o tombamento casa onde a Umbanda foi criada. O imóvel era reivindicado como patrimônio histórico e prefeitura do município vai estudar a possibilidade do tombamento do local.

Segundo o portal de notícia G1, parte da história de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e da umbanda está em ruínas. Uma casa onde aconteceu o primeiro encontro da religião, no início do século passado, foi demolida. A denúncia foi publicada no Jornal Extra. O imóvel era reivindicado como patrimônio histórico.

Cartazes simples, com palavras fortes foram usados para protestar contra a destruição de parte da história religiosa do Brasil. Foi em Neves, São Gonçalo, que a umbanda foi criada há 103 anos. No lugar da casa onde aconteceram as primeiras sessões está sendo construído um prédio.

Do alto, em imagens feitas por helicóptero, é possível observar a casa, praticamente em ruínas. Berço do que é considerada a única religião 100% brasileira.

A propriedade foi vendida em 2010. Representantes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa questionam a prefeitura do município, que não impediu a venda e nem tornou o imóvel patrimônio histórico do município.

Leia Mais AQUI.
FONTE: Jornal O BRUXO

 

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.