Cristianismos. Questões e Debates Metodológicos

 

Cristianismos. Questões e Debates Metodológicos

Este livro é o resultado de um longo percurso acadêmico trilhado pelo historiador André Leonardo Chevitarese do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele buscou reunir trabalhos centrados em três grandes eixos temáticos: memória, recepção e história e literatura comparadas aplicadas à pesquisa sobre a experiência religiosa cristã.

O seu objetivo é mostrar que desde o início do movimento de Jesus, ainda na primeira metade do século I, foram várias as leituras feitas por indivíduos e comunidades cristãs. Esta polissemia de sentidos e significados resultou no que o autor chamou de cristianismos. Implica dizer, desde o início, o movimento de Jesus foi plural.

Esta ênfase na pluralidade de percepções sobre o que vem a ser uma experiência religiosa, especialmente, mas não exclusivamente o cristianismo, quer sugerir um importante lembrete nas atuais agendas: não há espaço para que um determinado grupo se arvore detentor de uma verdade, em oposição às outras formas de viver e experimentar um campo religioso, sob o risco de se estabelecer uma visão conservadora e fundamentalista que não se sustenta em qualquer base histórica.

 

Sobre o autor

O historiador André Leonardo Chevitarese é graduado em História pela UFRJ. O seu Mestrado (em História Social) também se deu na mesma universidade, enquanto que o seu Doutorado (em Antropologia Social) foi feito na USP. É Professor Associado do Departamento de História da UFRJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional. É especialista nas áreas de História e Arqueologia Antiga Grega e Romana. Na última década, porém, tem se voltado para o estudo das experiências religiosas, em particular, na área de Cristianismo.

 

Sobre o grupo de pesquisa

O Grupo de Pesquisa foi criado pelo Prof. André L. Chevitarese para reunir alunos interessados em estudos sobre Religião, tendo como principal ênfase o Judaísmo e o Cristianismo através dos tempos – suas implicações sociais, culturais e históricas.

Os alunos que fazem parte do grupo de pesquisa pertencem as mais distintas escolas acadêmicas, indo desde graduandos até aqueles com doutorado. Todos estão empenhados na pesquisa histórica e na divulgação dos resultados das mesmas em eventos relacionados, bem como na publicação em revistas científicas e/ou voltadas para um público geral. Alguns pesquisadores, inclusive, já ministram cursos externos.

A proposta do grupo de pesquisa não é ser fechado em si mesmo, mas sim ser um espaço de diálogo não só entre as distintas áreas universitárias (História, Teologia, Ciências Sociais, Antropologia, Filosofia, Letras…), como também o público em geral. Incentivamos o contato entre essas instâncias, pois acreditamos que é através do debate é que novos questionamentos surgem e que podemos desenvolver pesquisas de qualidade.

 

Contatos para a imprensa: 

Vitor Orlando Gagliardo – Jornalista

MTB 28.366 JP

(21) 9462.5531

govitor@yahoo.com.br

.

Contatos para a venda de livros: 

André Barroso

(21) 7714.7608

andrebarroso.pghca@gmail.com

Ou pelo site www.andrechevitarese.com

Ou pelo e-mail jesushistorico@gmail.com

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.