Dilma Rousseff: ‘Honramos as vítimas do genocídio para construir um mundo melhor’

 

“Parabenizo a Conib pela escolha de Salvador para sediar este evento, uma cidade que rejeita a discriminação e respeita a diversidade. Lembrar na capital baiana as vítimas do Holocausto é lembrar que negros e judeus têm em comum também a diáspora. É ainda o momento de não silenciarmos contra crimes de intolerância e de construirmos mecanismos para evitar sua repetição. O Holocausto, que alguns negam, servirá sempre de paradigma contra a intolerância e contra essa violência bestial”, disse a Presidenta Dilma Rousseff na solenidade do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, neste domingo à noite, em Salvador.
Na solenidade promovida pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), em parceria com a Sociedade Israelita da Bahia (SIB), foi prestada uma homenagem especial aos negros vítimas do Holocausto e exibido um vídeo especialmente confeccionado pelo Projeto Israel na Web.
Claudio Lottenberg, presidente da Conib, lembrou os capítulos terríveis da História sofridos por negros, na escravidão; e judeus, no Holocausto.
TOLERÂNCIADilma Rousseff foi a principal oradora do evento, que teve a presença do governador Jaques Wagner, da Bahia; das ministras Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia; dos presidentes da SIB, Maurício Szporer; e do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins; do embaixador de Israel, Rafael Eldad; do presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, babalaô Ivanir dos Santos; do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente; do cardeal arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Agnelo; entre outras autoridades políticas, diplomatas, intelectuais, rabinos, líderes comunitários e sobreviventes do Holocausto.O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, enviaram à Conib seus cumprimentos pela solenidade.

Leia mais AQUI.

Fonte: CONIB.

 

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.