Exposição “Caminhando A Gente se Entende” vai pro IFCS a partir de amanhã; autoridades compõem mesa “Estado Laico e Liberdade Religiosa”

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) promove, entre os dias 13 de fevereiro e 07 de março de 2014, a exposição de fotografias “Caminhando A Gente se Entende”, que trata de imagens de caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa, realizadas na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, nos últimos anos. O trabalho estará aberto ao público no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) / UFRJ, sempre de 8h às 20h, com entrada franca.

Na inauguração, haverá mesa de abertura com a participação de Fátima Damas, coronel Ubiratan, delegado Henrique Pessoa, Renato D ‘ Obaluaê e Júlia Pereira (curadora). O tema a ser discutido será “Estado Laico e Liberdade Religiosa”. Reprisar algumas dessas questões é de fundamental importância, segundo o delegado Henrique Pessoa. “A nossa interpretação sobre estado laico é diferente da que é comum na União Europeia, por exemplo. Precisamos evoluir para um formato que tenha por base a nossa conjuntura histórica e democrática”.

De acordo com a fundadora da CCIR, Fátima Damas, é essencial ampliar a divulgação da mensagem que os religiosos desejam transmitir à sociedade. “Nossa finalidade é estancar de vez a intolerância que existe em nosso País. Precisamos da mídia ao nosso lado, apoiando em reuniões, workshops e eventos como este, para que possamos difundir esse conhecimento ao máximo de pessoas”, disse.

Após o debate, os visitantes poderão conferir imagens que mostram a união entre os diversos segmentos religiosos que compõem a CCIR, a participação de artistas, cantores, e sentir o passo a passo de cada caminhada. A amostra conta com registros de fotógrafos que trabalham com a Comissão desde a primeira marcha. Vantoen P. Jr., Ierê Ferreira, Marco Conceição, Daniel Pinheiro, Henrique Esteves, Alessandro Buzas, Carlos Júnior, Fellippo Brando e Vítor Tristão são os profissionais que dispuseram seus registros para a confecção do livro homônimo que deu origem à exposição.

Serviço

Exposição de Fotografias – Caminhando A Gente se Entende

Inauguração: 13 de fevereiro de 2014, às 18h

Abertura ao público: de 13 de fevereiro até 07 de março de 2014

Horário de Visitação: de 8h às 20h

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) / UFRJ – Largo de São Francisco, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Um comentrio

  1. Marcos disse:

    Fiquei emocionado ao ver as fotos!!
    Muito, muito bacana!
    Mas esperava uma quantidade maior!

    Porém, sabemos que, dentro das dificuldades para se conseguir espaço, foi o melhor que puderam fazer!!

    Parabéns a todos da CCIR !!

    Abraços!

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.