Interlocutor da CCIR encontra-se com Papa Francisco no Theatro Municipal

Sacerdote do Candomblé ressalta a importância de reconhecimento do pontífice da necessidade de união entre religiões

Ivanir dos Santos e o Papa Francisco

O interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), babalawo Ivanir dos Santos, esteve, na manhã de hoje (27), em encontro com o Papa Francisco, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a convite da Arquidiocese. Autoridades, membros da sociedade civil e vários empresários estiveram para assistir ao Pontífice, que discursou, entre vários temas, sobre a necessidade do respeito entre os diversos segmentos religiosos.

“Como sou sacerdote do Candomblé, sinto-me feliz com essa postura do Vaticano e do papa. As religiões de matrizes africanas sofrem perseguições indescritíveis. A afirmação de que o respeito entre as religiões é fundamental para a manutenção da democracia fortalece o trabalho da Comissão”, disse o babalawo, que entregou ao Papa Francisco o livro de fotografias “Caminhando a gente se entende”, (obra que reúne imagens de caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa) e uma blusa com os dizeres-temas da marcha “CAMINHANDO A GENTE SE ENTENDE” E “EU TENHO FÉ”.

Ivanir dos Santos e o Papa Francisco

O interlocutor da CCIR também falou rapidamente ao papa sobre o genocídio de jovens negros no Brasil, a respeito das perseguições sofridas pelas crianças adeptas de Umbanda e Candomblé; comentou sobre a necessidade de transformar as caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa em um movimento internacional e ratificou a necessidade de respeito com as religiões tradicionais de matrizes africanas, assim como todas as minoritárias.

“Ao ler o ‘Caminhando a gente se entende’ escrito na camisa, ele (papa) balançou a cabeça em sinal positivo como quem, além de concordar, também enxerga, nessa união entre as religiões, um caminho para a paz”.

 

A próxima Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa está marcada para 08 de setembro, às 11h, na Praia de Copacabana.

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.