Intolerância religiosa é tema de palestra hoje (16) na Unicentro

 

Da redação – Às 19 horas desta sexta-feira (16), na Sala de Eventos da Unicentro, acontecerá uma palestra sobre a Intolerância Religiosa no Brasil. O evento é promovido pelo Departamento de História.

Jaciara Ribeiro

O tema será abordado pela yalorixá Jaciara Ribeiro (foto), ícone da luta no país. O movimento que iniciou em Salvador com a morte de Gildásia Ribeiro dos Santos, a Mãe Gilda, ganha contornos no Paraná a partir da vinda de Jaciara que mora em Salvador.

Jaciara é filha de Mãe Gilda e é vencedora  de ação judicial contra a Igreja Universal do Reino de Deus. Mãe Gilda morreu em decorrência de ataques feitos no jornal Folha Universal contra a prática do candomblé. Ela teve uma foto sua estampada na capa do jornal com matéria depreciativa atacando a religião afrobrasileira.

A luta de Jaciara em defesa da imagem da mãe e das religiões afros ganhou o reconhecimento do Presidente Lula que isttiui o dia 21 de janeiro (data da morte de Mãe Gilda) como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e ao Racismo.

A vinda de Jaciara ao Paraná é uma ação da Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê com apoio do projeto Diálogos Culturais (Universidade sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior).

 

 

FONTE: Rede Sul de Notícias


Comissão de Combate à Intolerância Religiosa
Tel: 21 2273-3974 / 21 9290-5933

 

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.