Pela Paz no Trânsito

 

Detran realiza evento ecumêmico no Monumento aos Pracinhas

O Detran-RJ realiza, no próximo dia 21, no Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, o “Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, instituído pela ONU. O evento será um ato interreligioso e terá a participação de 11 denominações religiosas.

Estarão reunidos o bispo D. Assis Lopes, da Igreja Católica; o rabino Sérgio Margulies; da Associação Religiosa Israelita; o babalorixá Ivanir dos Santos, do candomblé; Edna Santos Arraes, do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro; D. Filadelfo Oliveira, da Igreja Anglicana; o ministro Carlos Cruz, da Igreja Messiânica; o padre Marcelo Torres, da Igreja Ortodoxa Antioquiana; o reverendo José Carlos Cavalcante, da Igreja Presbiteriana; a sacerdotisa Darlene Ribeiro, do Primado de Umbanda; o monge Álcio Braz, da Sanghazen do Rio de Janeiro; e o xeque Jihad Hasssan Hamadeh, da Sociedade Muçulmana Beneficente do Rio de Janeiro.

A parte musical da cerimônia ficará por conta do cantor Alex Cohen; da Banda do Corpo de Bombeiros; da Orquestra Municipal de São Gonçalo; do coral Harmonicanto; do Coral Abrigo Solar; do Coral Canta Detran; e do grupo Bamba no Arô.

No mesmo espaço haverá Ação Social, desenvolvida por instituições e entidades, como a Fundação Leão XIII; a Previdência Social; a Diretoria de Identificação Civil do DETRAN; o Núcleo de Apoio às Vítimas do Trânsito; a Operação Lei Seca; o Procon; e a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, entre outras.

 

Programa ganha prêmio de mobilidade urbana da Fetranspor

O programa do Detran-RJ “Trânsito na Escola” foi o grande vencedor do Prêmio Mobilidade Urbana, instituído pela Fetranspor e entregue ao vice-presidente do departamento, Sérgio Tranjan, diante do ministro das Cidades, Márcio Fortes, durante a cerimônia de encerramento, na última sexta-feira (12/11), do 14º Etransport, simpósio sobre transporte de passageiros organizado a cada dois anos pela entidade que reúne as empresas de ônibus do Estado do Rio de Janeiro.

Concorrendo com mais de 70 outros projetos de vários locais do Brasil, o “Trânsito na Escola”, da Coordenadoria de Educação do Detran-RJ, tem como objetivo levar a educação para o trânsito aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, na forma da Lei Estadual nº 4.864/06, que incluiu, nos respectivos currículos, os temas interdisciplinares “Noções de Trânsito” e “Educação para o Trânsito.”

Sob esta orientação, o programa é constituído de três projetos: No Sentido da Inclusão – Educação Infantil; Viva o Trânsito – Ensino Fundamental; e Trânsito Responsável – Ensino Médio O Trânsito na Escola foi implementado pelo Departamento em junho de 2009 e , após 17 meses de execução, atendeu 1.130 escolas, 1.439 professores e 5.394 alunos em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

 

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.