Religiosos participam de Semana da Diversidade

 

por Alexsander Fernandes

 

Religiosos de diversos segmentos estiveram presentes no painel ‘Religião’ da Semana da Diversidade, no Centro do Rio. No encontro, cada convidado falou sobre suas visões baseados em seus ensinamentos religiosos. O Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), babalawo Ivanir dos Santos, salientou a importância de cada cidadão professar sua fé com garantia de um estado laico. O sacerdote candomblecista ressaltou que, apesar de o Criador ter iniciado sua obra na África, as religiões de matrizes africanas são as mais atacadas e discriminadas.

A ideia de que a ignorância e a falta de conhecimento sobre cada credo gera o preconceito foi unânime entre os presentes.

De acordo com padre Gegê, é preciso caminhar junto, não apenas dialogar, mas estender a mão ao diferente. Os cristãos se emocionaram em dizer que Jesus Cristo pregava o amor e não o proselitismo religioso.

O pastor Marcos Amaral afirmou que Cristo respeitava a diversidade.

O encontro foi uma iniciativa da empresa privada Accenture. Seus dirigentes acreditam que precisam entender a diversidade, tendo em vista que o mercado e seus clientes são diversos. De 30 de agosto a 3 de setembro, serão abordados os temas: ‘Portador de Deficiência, Mulheres, LGBT e Expatriados’.

A reunião foi acompanhada por vídeo conferência pelos escritórios do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

No Rio, também estavam presentes o reverendo Jorge Luiz e o muçulmano Sami Isbelle. Em São Paulo, Wagner Canalonga falou sobre o Taoísmo.

Ao término, o babalawo Ivanir dos Santos convidou os presentes para a ‘Terceira Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa’, que será realizada no dia 19 de setembro, na Praia de Copacabana.

 


Comissão de Combate à Intolerância Religiosa
Ricardo Rubim – Coordenador de Comunicação CCIR/RJ
Tel: 21 7846-0412 / 21 2273-3974 / 21 2232-7077

 

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.