Terceira Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa de Niterói reúne centenas de fiéis em Icaraí

Pelo terceiro ano consecutivo, Niterói realizou mais uma Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na Praia de Icaraí, na manhã do último domingo, 01 de setembro. Centenas de fiéis de diversos credos pediram pelo direito de professar suas crenças e, no clima para o evento do Rio de Janeiro, discursaram pelos direitos dos brasileiros.

Sacerdotes de religiões como Candomblé, Umbanda, Bahá’í, Catolicismo, Islamismo, Judaísmo, entre outras, professaram pedidos de respeito às diferenças, e convidaram para a Sexta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que ocorrerá em 08 de setembro, às 11h, no Posto Seis.

O interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), babalawo Ivanir dos Santos, agradeceu a presença de vereadores no movimento, e explicou que parlamentares não falavam nos trios pelo fato de ser prática nas marchas só serem permitidas manifestações de representantes religiosos. O babalawo ratificou, também, o discurso sobre estado laico. “Este é um movimento da sociedade civil com suas lideranças religiosas. Por isso, parlamentares não falam. Isso não quer dizer que somos contra ou a favor de alguém”, explicou.

O interlocutor continuou e defendeu também os que não têm religião. “Nenhum religioso tem mandado de Deus para julgar. É por isso que o Estado é laico, e precisamos respeitar, inclusive, os que optam por não seguir alguma fé”.

Integrantes da Banda da Polícia Militar abriram a marcha com o Hino Nacional. Filhos de Ghandi, grupos ciganos e diversas atrações culturais se apresentaram pela orla, durante o acontecimento.

 

Clique nesta imagem para ver o álbum de fotos

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.