Terceira Plenária já mostra como religiosos se organizam para setembro

 

Dezenas de pessoas compareceram, nesta quinta-feira, 28 de julho, ao auditório 11 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), para a Terceira Plenária de Mobilização e Organização para a Quarta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Desta vez, cada liderança pôde mostrar aos presentes a forma como seus segmentos estão se organizando para divulgar o evento. Foi discutida a questão da hospedagem solidária. Uma maneira de todos se mobilizarem para receber as pessoas que virão de outras cidades. “É um movimento, não é um evento turístico. Temos de desenvolver esse espírito acolhedor”, ressaltou o interlocutor da CCIR, babalawo Ivanir dos Santos.

Diversas pré-caminhadas e girões estão sendo marcados para chamar a atenção de pessoas de vários lugares do País. Em Icaraí, Niterói, uma pré-caminhada, no dia 28 de agosto, visa a unir religiosos e não-religiosos daquele município. O Ilé Àsé D´Ogunjá fará um girão, em 10 de setembro, no Méier, Zona Norte. Desta forma, o Movimento Umbanda do Amanhã (Muda) também se prepara para um grande girão na Casa de Cláudia, em São João de Meriti, Baixada Fluminense, no mesmo mês. Maricá, Cabo Frio, Vassouras, Volta Redonda e Macaé são algumas das cidades onde serão realizadas atividades para mobilização.

A plenária serviu para lembrar que todos os segmentos devem entrar no site, até a primeira semana de agosto, para a inscrição dos grupos culturais que se apresentarão durante o evento, assim como cadastrar os voluntários com antecedência, para que eles estejam interados da importância, das razões e objetivos do ato. “Plenária serve para mostrar o que a gente está fazendo e o que ainda tem para fazer”, alertou o babalawo.

Nesta última segunda-feira, 25, a Comissão se reuniu com a Rede Globo, uma das parceiras, para tratar sobre o comercial que será veiculado na emissora. Segundo Ivanir, a divulgação em um grupo de comunicação de massa tem o dever de ampliar o alcance e o propósito do evento. Foram apresentadas todas as peças de Comunicação elaboradas, como pôsteres, busdoor, adesivos para vidro, camisas, bonés, bolsas, ventarolas, entre outros materiais.

Wiccanos preparam vídeo

Os wiccanos prepararam um vídeo, que será divulgado nas redes sociais, a fim de chamar atenção para a caminhada. Ivanir aproveitou a ocasião para sugerir aos demais segmentos que façam o mesmo, de forma que todos possam expressar sua fé, democraticamente. “O empenho de todos vocês tem sido fundamental. Esse tipo de manifestação só fortalece a Comissão, assim como o apoio do arcebispo Dom Orani Tempesta será muito importante para nós”, comentou.

A CCIR esteve com Dom Orani na última sexta-feira, 29 de julho, na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Candomblecistas, umbandistas, católicos, judeus, muçulmanos, bahá’ís, seguidores do Santo Daime, ciganos, wiccanos, budistas, hare Krishnas e parceiros da Comissão – como o Tribunal de Justiça e a Polícia Civil – falaram com a autoridade católica, mais uma vez, sobre a importância da caminhada. Uma missa de apoio à Caminhada será celebrada pelo arcebispo, que já foi convidado formalmente a participar do evento. “Farei o possível para estar com vocês”, afirmou Dom Orani.

Ao final da sessão, foi distribuído material de divulgação da Quarta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa.

 


Comissão de Combate à Intolerância Religiosa
Comunicação CCIR/RJ

 

Deixe um comentário

Voc deve estar logged in para deixar um comentrio.